Registro da Aula Inaugural, 07/12/2017
A Universidade Comunitária do Beco da Cultura é uma instituição educacional com metodologia participativa, que busca valorizar os saberes dos indivíduos, suas realidades e vivências para a construção de novos saberes.
Nesta perspectiva, a UNIBECO foi iniciada no dia vinte e quatro de março de dois mil e dezoito, provisoriamente no CEEP em STI Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna II, com o Curso: Relações Étnico Raciais: Contribuição Para Prática Pedagógica.
Exposição da Profa. Edilza no Auditório do Carlos C. de M. de Sant`Anna II, 2018

A prática pedagógica do curso em questão é alicerçada a partir de debates, exposições sobre a temática mencionada, pesquisas, leituras de textos, produções acadêmicas dentre outras atividades educacionais.
O curso ainda aborda sobre práticas colonizadoras ocorridas no continente africano e em terras brasileiras; culturas dos povos africanos e indígenas que influenciaram na formação das várias línguas e dialetos, artes, religiões e outros aspectos das culturas afro-brasileiras.
Grupo de Trabalho instituído em 1º de dezembro de 2018, para fechar parcerias

Diante do exposto, o curso procura compreender sobre a aplicabilidade das leis 10.639/03; 11.645/08 e 12.288/10 que tratam da História da África, Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e privados do país. Vale ressaltar que as leis citadas são frutos da alteração da Lei nº 9.394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Apresentação do Curso: Relações Étnico Raciais p/ estudantes e convidados, 2018